Sítio do Bem | Consumo Consciente

Consumo Consciente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique nos links abaixo para conhecer algumas características de cada malha:
100% Algodão | Algodão Orgânico | 100% Poliéster | Poliamida | Pet Reciclado | Viscose | Amni Soul Eco | Dry Fit 

Como descartar peças que você não quer mais   |   Empresas que encaminham itens para reciclagem

O Sítio do Bem disponibiliza diferentes opções de tecidos e formas de impressão de suas camisetas para que você possa fazer escolhas conscientes. Contribuir com a causa animal também implica estar de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo mais de 150 líderes mundiais como signatários. “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” (ODS 12) é uma das ações da nova agenda de desenvolvimento - que deve ser implementada até 2030. Destacam-se entre as metas do ODS 12, “o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e de todos os resíduos e a redução da “geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”.

A necessária mudança de valores, em parte fomentada por organismos como a ONU e “ativistas CEO”, recebe impulso significativo das novas gerações de consumidores. Segundo a pesquisa Brands & Stands: Social Purpose is the New Black (2018), 86% dos consumidores acreditam que as empresas deveriam se engajar em causas sociais, sendo que 64% apontam que se sentem mais motivados a comprar produtos e serviços ligados a uma causa.

Hoje, qualquer pessoa pode comprar o que quiser, em qualquer lugar do mundo. Mas, o acesso à tecnologia traz consigo o embrião de novos valores. Passando de consumidores a cidadãos conscientes dos serviços ecossistêmicos, os clientes demandam empresas alinhadas com o desenvolvimento sustentável.

Fashion Revolutions

Movimentos como o Fashion Revolution exigem mudanças radicais e revolucionárias na indústria da moda, estimulando medidas, como o investimento em produções mais limpas e em fibras tecnológicas, reciclagem e reaproveitamento, que levam em conta o impacto do descarte no meio ambiente.

Assim, para ajudar os clientes na escolha das camisetas, o Sítio do Bem apresenta uma tabela com as características das principais malhas que você encontra no mercado.

100 algodão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algodão Orgânico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poliéster

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poliamida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pet Reciclado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viscose

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amni

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dry Fit

 

 

 

Descarte

 

 

 

 

 

 


Você pode fazer diferença com atitudes bem simples, mostrando sua responsabilidade e sensibilização quanto ao impacto ambiental gerado pelo descarte de suas roupas. O consumo consciente preconiza a compra de produtos de maior qualidade e durabilidade. Isso se chama slow fashion. Outra atitude importante é a forma como você descarta as roupas velhas.

- Separe os itens que você não quer mais e verifique o que pode ser reformado, vendido para amigas ou doado a brechós beneficentes.

- Veja quais peças você pode reaproveitar, customizando ou usando para artesanato. Aqui vale a criatividade. Em último caso, a maioria das roupas pode se transformar em panos de limpeza, com diferentes usos.

- Doe para abrigos de animais. Os abrigos têm grande necessidade de paninhos para forrar camas, casas e outros espaços para os animais descansarem, especialmente os mais velhos e doentes. Informe-se sobre os abrigos na sua cidade e encaminhe sua doação.

- Por fim, sempre separe os restos de tecido como lixo seco, mas procure descartá-los limpos para que possam ser separados mais facilmente.

Empresas

C&A | Movimento Reciclo: O consumidor leva suas roupas (compradas ou não na rede) até uma das 31 lojas (em 18 cidades) e as deposita em caixas de coleta. É feita uma triagem. As peças que ainda têm condições de reuso são destinadas para o Centro Social Carisma, em Osasco (SP), e as que precisam ser recicladas são encaminhadas para o projeto Retalhar.

Puket | Meias do Bem: Meias furadas, rasgadas, sem par podem ser entregues nos pontos de coleta da marca. As peças são recicladas na própria fábrica da Puket e transformadas em cobertores e meias, destinadas a instituições sociais. Desde 2013, a campanha já reciclou 15 toneladas de resíduos têxteis, resultando em 30 mil itens, que ajudaram a esquentar muitas pessoas em noites de frio. 

Havaianas: Os consumidores podem devolver seus antigos chinelos em uma das lojas da marca ou em suas franquias. Esses calçados são transformados em tapetes para playground, que são doados a projetos sociais. A reciclagem também está na cadeia de produção das sandálias. Durante o processo de fabricação, 85% do resíduo são reciclados e o restante é destinado a outras indústrias para reaproveitamento. 

Banco de Tecidos: Idealizado pela figurinista Lu Bueno, o projeto funciona como “banco” mesmo. A moeda de troca é o tecido de reuso. Para participar, basta você levar suas peças para uma avaliação. É aceito quase todo tipo. Depois de pesadas e organizadas, elas ficam à disposição para o “saque” e você recebe em créditos por quilo depositado. Depois, você pode sacar outros tecidos em troca ou comprar a quantidade que você precisa. Há unidades em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. 

Fontes:
AKATU. Moda consciente: o que fazer quando uma peça de roupa chega ao final de sua vida útil? 2018. Acesso em 25 fev. 2019.
ECYCLE. Decomposição leva tempo... s/d. Acesso em 22 fev. 2018.
ECYCLE. Impactos ambientais das fibras têxteis e alternativas. s/d. 2017. Por Stella Legnaioli. Acesso em 25 fev. 2019.
ECYCLE. VOCs: conheça os compostos orgânicos voláteis. s/d. Acesso em 20 fev. 2019.
ENGAGE FOR GOOD. Research 2018 - Shelton Group’s Brands & Stands: Social Purpose is the New Black2018. Acesso em 25 fev. 2019.
EXTREME UV. Diferença entre Poliamida e Poliéster. s/d. Acesso em 25 fev. 2019.
FASHION REVOLUTION. MANIFESTO FOR A FASHION REVOLUTION. s/d. Acesso em 25 fev. 2019.
MARKETING DIGITAL TEXTIL. Tecnologia Amni Soul Eco. 2018. Acesso em 22 fev. 2019.
MODA QUE RIMA. Repensando o nosso lixo: tempo de decomposição. 2018. Por Marina Sartori. Acesso em 21 fev. 2019.
NIKE. O QUE É DRI-FIT? s/d. Acesso em 25 fev. 2019.
ONU. Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 2015. Acesso em 22 fev. 2019.
PENSAMENTO VERDE. Como fazer o descarte correto de roupas? 2018. Acesso em 25 fev. 2018.
QUARTZ. Your organic cotton t-shirt might be worse for the environment than regular cotton. 2017. By Marc Bain. Acesso em 22 fev. 2019.
SPONSORSHIP. What Sponsors Want & Where Dollars Will Go In 2018. 2018. Acesso em 22 fev. 2019.
SUA PESQUISA. Tempo de decomposição dos materiais na natureza. s/d.  Acesso em 20 fev. 2019.
WIKIPÉDIA (Org.). Antimônio. s/d. Acesso em 22 fev. 2019.
KOMODO (blog). Facts Behind The Fabric s/d. Acesso em 27/02/2019.
SUSTAINABILITY (blog). Life cycle analysis for cotton and polyester s/d.  Acesso em 27/02/2019.
AUTOSSUSTENTÁVEL (BLOG). O que a etiqueta não mostra! 2017. Acesso em 27/02/2019.